Dicas de Saúde Holística

Os dicionários definem o termo holístico como a “teoria de que partes de um todo estão intimamente relacionadas, de modo que não podem existir independentemente do todo, ou não podem ser entendidas sem referência ao todo, que é, portanto, considerado maior que a soma de suas partes; teoria que entendem os fenômenos (psicológicos e biológicos) na sua totalidade indivisível.”

Saúde holística é sobre cuidar da pessoa como um todo, é sobre saúde total – prover recursos para a saúde física, mental, espiritual e social.  Saúde holística está fundamentada no entendimento de que todos esses aspectos afetam nossa saúde como um todo.

Considerando stress e ansiedade, por exemplo, que são respostas psicológicas, mas também podem causar sintomas físicos, como dores musculares, dores de cabeça, insônia, dispineia, queda de cabelo, para citar alguns, como problemas físicos também podem causar ansiedade e stress. Inegavelmente, problemas psicossomáticos são como um caminho de duas vias. Enquanto a  saúde mental, emocional, física e espiritual constituem um todo, indivisível, daí o termo holística (o).

Ao curar uma pessoa Jesus dizia, “be whole” – “fique completo”, “fique são.” O Apóstolo Paulo também usa o termo Grego holoklêros e holotelês, em 1 Tessalonicenses 5:23: “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (cf. 3 João 2).

I – A Associação Americana de Saúde Holística (AHHA) diz: “Em vez de focar na doença ou em partes específicas do corpo, essa abordagem antiga da saúde considera a pessoa como um todo e como ela interage no seu meio ambiente. Os seres humanos são compostos de elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais, mas nenhum